a visitar

Espaços Culturais

Museu de Geodesia

Museu de Geodesia

Ao lado do Picoto da Melriça, no Centro Geodésico de Portugal, encontra-se o Museu da Geodesia, único no país. O Museu da Geodesia, inaugurado em 2002 no âmbito de uma parceria entre a Direção Geral do Território e a Câmara Municipal de Vila de Rei, veio preencher uma lacuna relacionada com o importante legado histórico e científico deixado por grandes nomes de cientistas portugueses que trabalharam em prol da modernização geodésica nacional.
Horário: todos os dias; Manhã: 9h00 - 13h00; Tarde: 14h00 - 17h00; (encerra aos feriados)

Museu Municipal de Vila de Rei

Museu Municipal de Vila de Rei

Instalado na antiga Casa do Patronato, foi edificado numa das casas mais antigas de vila. Abriu as portas em Julho de 2001 e recria o modo de vida de uma família abastada de agricultores entre os séculos XIX e XX. Retrata igualmente aspectos do dia-a-dia da lavoura bem como todo um conjunto de actividades e profissões tradicionais, como o processo de produção do vinho, a matança do porco, os ofícios do sapateiro, do ferreiro, do apicultor, do oleiro ou mesmo do resineiro.
Horário: Segunda-feira e Terça-feira através de contacto com o Município 4ª a Domingo das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 Encerra aos feriados

Museu das Aldeias

Museu das Aldeias

Localizado na povoação de Relva, a cerca de 5 Km de Vila de Rei, este Museu de iniciativa privada, conta com uma exposição muito vasta dos mais variados objectos ligados à vida no campo e conta também com uma área onde se podem admirar vários animais em liberdade. O museu expõe de uma forma educativa e contextualizada suportes de memória colectiva, que visam interpretar e dar a conhecer o quotidiano e as práticas ancestrais, que constituem hoje um legado essencial para a compreensão do mundo rural português. Instrumentos de trabalho agrícolas e artesanais, dispostos por artes e ofícios, que testemunham a fadiga dos agricultores, a arte secular dos nossos artesãos e em geral a cultura do mundo dos nossos avós e bisavós…
Horário: 3ª a Domingo das 10h/13h e das 14h/18h.

Lagar da Ferrugenta

Lagar da Ferrugenta

O lagar é movido com a força da água da Ribeira da Galega. Provavelmente com mais de dois séculos de existência, funcionava com o sistema de prensa de vara ou "a sangue", que significa que era movida pela força de dois homens. Possui um notável conjunto com cerca de 80 tulhas onde cada cliente armazenava a sua colheita de azeitona antes de ela entrar no lagar. Em 1953 ganhou novo equipamento e passou a ter prensa hidráulica. No início do séc. XXI foi restaurado depois de ter sido completamente destruído por um incêndio florestal e acolhe agora exposições temporárias.

Museu do Fogo e da Resina

Museu do Fogo e da Resina

Situado no centro histórico de Vila de Rei, antigo edifício da Delegação escolar, e posteriormente IPJ, este espaço foi remodelado e abriu as suas portas a 19 de setembro de 2013 e tem como objetivo introduzir os visitantes numa experiência única, explicando o que é o fogo e fazendo-os viajar no tempo dando a conhecer as origens do fogo e o seu relacionamento com o homem.
Horário: quarta a domingo 9h00 -13h00 14h00 – 17h00 Encerra à segunda- feira, terça-feira e feriados.

Fonte: C.M. Vila de Rei